Minicurso 1

Utilizando Ciência de Redes no Desenvolvimento de Sistemas Complexos

Data: 03/11 | 15:00-17:50
Sala São Caetano

Prof. Dr. Rodrigo Pereira Santos

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
rps@uniriotec.br

Prof. Dr. Jefferson Elbert Simões

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
jefferson.simoes@uniriotec.br

Prof. Dr. Everton Cavalcante

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
everton@dimap.ufrn.br

Resumo: Sistemas complexos são caracterizados como tal em razão dos diversos recursos envolvidos em seu ciclo de vida, bem como da interação com outros sistemas, atores e artefatos. Essas características afetam decisões de projeto, desenvolvimento, operação, governança e evolução desses sistemas, requerendo melhor compreensão dos relacionamentos entre seus elementos. Além disso, a demanda por gerir uma troca de volumes cada vez maiores de dados e a necessidade de se fazer uso eficiente de recursos computacionais e energéticos limitados são fatores críticos para esses sistemas complexos. Nessa perspectiva, este capítulo introduz como o contexto dos sistemas complexos afeta o desenvolvimento das aplicações contemporâneas e como modelos em ciência de redes podem ser utilizados para melhor compreender a estrutura e características desses sistemas. De forma mais específica, por meio do estudo de duas classes de sistemas complexos (ecossistemas de software e sistemas de sistemas), este capítulo busca contribuir para: (i) compreender as características desses sistemas, que inclusive refletem-se em alguns sistemas atuais; (ii) apresentar a área de ciência de redes, em termos de modelos, ferramentas e mecanismos de análise; (iii) avaliar problemas nesse contexto, e; (iv) identificar desafios e oportunidades de pesquisa.

Rodrigo Santos é Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atualmente é Coordenador do Curso de Mestrado. Lidera o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Sistemas Complexos da UNIRIO. Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, onde realizou também o seu Pós-Doutorado (2016), e Bacharel em Ciência da Computação pela UFLA. Atuou como pesquisador visitante na University College London (2014-2015). Publicou mais de 100 artigos em periódicos e congressos, sendo alguns deles premiados. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Seus principais campos de atuação são Engenharia de Sistemas Complexos (especialmente ecossistemas de software e sistemas de sistemas) e Educação em Engenharia de Software. Foi coordenador científico de mais de vinte eventos (simpósios, trilhas e workshops) no Brasil e no exterior e proferiu comunicações (palestras, minicursos e tutoriais) em mais de vinte eventos nacionais. Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8613736894676086.

Jefferson Elbert Simões é Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Mestre e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de Doutorado Sanduíche na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), e Engenheiro de Computação e Informação Magna cum Laude pela UFRJ (2010). Possui interesse em ciência de redes, modelos probabilísticos, educação à distância, sistemas de computação, algoritmos e grafos. Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6938694286834426.

Everton Cavalcante é Professor Adjunto do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Brasil. Possui dupla diplomação de Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Docteur en Sciences et Technologies de l’Information et de la Communication pela Université Bretagne Sud, França (2016). Possui experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em arquitetura de software e sistemas distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: middleware, Computação em Nuvem, Computação Ubíqua, Internet das Coisas, cidades inteligentes, reconfiguração dinâmica de software, linguagens de descrição arquitetural e sistemas de sistemas. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) da UFRN e integra o Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software (SETe) do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, onde é coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia de Software e vice-coordenador no Programa de Residência em Tecnologia da Informação. Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5065548216266121.