II CoDeSiI - Competição de Desenvolvimento de SI Inovadores

Chamada para o II CoDeSII do SBSI 2020

Competição  

Apresentação

Você está cursando ensino médio/técnico ou graduação? Sabe desenvolver aplicativos/sistemas de informação? Você poderá mostrar sua capacidade participando da Competição de Desenvolvimento de SI Inovadores (CoDeSiI). A competição, que ocorre pelo segundo ano consecutivo em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), tem como tema Indústria 4.0 e a Transformação Digital. Além disso, serão aceitos também sistemas no contexto do Covid-19.

Forme sua equipe e participe do desafio. Nosso objetivo é criar um espaço no SBSI 2020 para estudantes do ensino médio/técnico e de graduação, com a participação de profissionais, apresentarem soluções inovadoras para problemas práticos, trocar experiências com a comunidade de SI, e inspirar ideias e oportunidades para novos trabalhos e/ou negócios.

Esta é uma excelente oportunidade para você e sua equipe conhecerem e se envolverem com temas entre os Grandes Desafios de Pesquisa em SI 2016-2026, disponível em http://www2.sbc.org.br/ce-si/arquivos/GranDSI-BR_Ebook-Final.pdf.

Tema / Problema de Sistemas de Informação: "Indústria 4.0 e Transformação Digital"

Indústrias inteiras sendo transformadas pelas tecnologias digitais, algumas delas evolutivas, outras disruptivas. Qualquer coisa que possa ser digitalizada será digitalizada. Surge então a Indústria 4.0 representando a quarta revolução industrial, abrindo caminho para uma transformação em que dados, serviços e a internet das coisas estarão integradas às linhas de produção. Assim, os temas relacionados a Indústria 4.0 e a Transformação Digital têm assumido grande relevância para as organizações, sendo necessário novas soluções para que estas se tornem verdadeiras empresas digitais. Esse novo paradigma industrial reúne componentes físicos e digitais por meio de sistemas ciber-físicos que são aprimorados pela Internet das Coisas, tendo como resultado a melhoria nos processos de produção, de produtividade e de qualidade. Neste novo contexto, dados passam a ser gerados e analisados em tempo real, necessitando de novos sistemas que permitam manter e gerar conhecimento com base em tais dados. Desta forma, auxilia-se a tomada de decisão em um cenário de transformação contínua. Negócios antes tradicionais, passam a se modificar de forma constante com as transformações digitais. Porém, o Brasil ainda precisa melhorar, ocupando a 69° posição no índice Global de Inovação, a Indústria 4.0 vem sendo um dos grandes desafios para a economia brasileira, conforme apontado pelo Governo federal no site industria40.gov.br. Além dos temas, também serão aceitos sistemas desenvolvidos no contexto do Covid-19.

Alguns pilares e necessidades da Industria 4.0 podem servir de inspiração:

Porque participar:

  • É uma oportunidade para estudantes de participar de um evento nacional de alto impacto na comunidade de sistemas de informação;

  • Espaço para discutir soluções criativas para problemas práticos das nossas cidades e dos organismos que nelas coexistem (universidades, empresas, cidadãos, ruas, hospitais, praças, entre outros);

  • Receber feedback do seu trabalho por profissionais/acadêmicos da área;

  • A ideia poderá de fato se tornar útil para a sociedade;

  • Criar e estreitar laços - gerando bons frutos!

Submissões

Das Equipes:

  • Grupos de até 5 participantes, orientados por um professor ou profissional com mais experiência;

  • Cada equipe deve ter no mínimo 2 participantes e 1 orientador;

  • Os participantes podem ser estudantes de ensino médio/técnico e/ou graduação. Profissionais ou um professor podem complementar as equipes;

  • As equipes podem ser compostas somente por estudantes e orientador (que pode ser um profissional ou professor), ou mistas, com a participação de profissionais. Equipes mistas são muito bem-vindas!

Processo e Submissão

Etapa 1: Submissão da Ideia (até 10/08/2020)

Espera-se que os trabalhos submetidos contenham:

  • Descrição do sistema e sua contribuição tecnológica, incluindo impactos sociais;

  • Os produtos serão selecionados com base na significância e na originalidade da sua abordagem de solução.

  • Notificação dos resultados: 12/08/2020

Etapa 2: Submissão da Versão Beta do Sistema (até 30/09/2020)

  • Enviar a versão final do resumo com o limite de 4 (quatro) páginas, no formato de artigo da SBC;

  • Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio da plataforma JEMS da SBC: https://jems.sbc.org.br, em formato PDF;

  • Link do repositório Git do produto executável ou o link para acesso ao sistema (caso disponível on-line);

  • Preparar um vídeo de até 5 minutos mostrando o funcionamento do sistema e um cenário em que o mesmo pode ser útil.

Etapa 3: Apresentação no Evento: 03 a 06/11/2020

  • Um dos autores deve obrigatoriamente se inscrever no SBSI 2020 e apresentar o trabalho aprovado em exposição coletiva e interativa. Os trabalhos da competição serão apresentados em formato de vídeo, com no máximo 10 minutos, em uma sessão técnica para discussão com os participantes;

  • Um dos autores deve estar no ambiente (chat) para responder a questionamentos sobre o trabalho, cada seção de questionamento tem 30 minutos, com até 3 trabalhos;

  • Durante o SBSI, um júri formado por representantes da indústria e da academia escolherá os 3 projetos vencedores dentre os finalistas;

  • Os critérios para seleção dos projetos vencedores incluirão: contribuição do trabalho para o apoio à participação cidadã, originalidade da abordagem de solução e facilidade de uso do sistema por um usuário final.

  • Premiação: Ainda em aberto

  • IMPORTANTE: Pelo menos 1 representante de cada projeto deverá estar presente durante o evento para fazer a apresentação de seu projeto.

Datas Importantes:

  • Registro e Submissão de artigos: 10 de agosto de 2020
  • Notificação dos Autores: 13 de agosto 2020
  • Entrega da versão final: 15 de outubro 2020
  • Entrega da cessão de direitos autorais da SBC: 15 de outubro 2020
  • Realização do SBSI 2020: 03 a 06 de novembro 2020

Esperamos vocês no SBSI 2020!

Organização

Coordenadores do CoDeSII 2020:
Fábio Gomes Rocha
E-Mail: gomesrocha (at) gmail (dot) com
Universidade Tiradentes (UNIT)

Thiago Ferreira Covões
E-Mail: thiago (dot) covoes (at) ufabc (dot) edu (dot) br
Universidade Federal do ABC (UFABC)

Coordenador de Publicações do SBSI 2020:

Davi Viana
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Organização do SBSI 2020:

Flávio E. A. Horita
Universidade Federal do ABC (UFABC)

Carlos A. Kamienski
Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comitê Diretivo:

Andréa Magdaleno (UFF)
Flávio Horita (UFABC)
Davi Viana (UFMA)
Renata Araújo (UPM)
Sean Siqueira (UNIRIO)
Rafael Araújo (UFU)
Fabiano Dorça (UFU)
Awdren Fontão (UFMS)