II Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação (CTCCSI) & II Concurso de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (CTDSI)

Chamada para o II CTCCSI & CTDSI do SBSI 2020

Minicursos  

Apresentação

O II Concurso de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (CTDSI) e o II Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação (CTCCSI) do XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2020) são iniciativas da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que visam selecionar e premiar as três melhores teses de doutorado e as três melhores dissertações de mestrado bem como os três melhores trabalhos de conclusão de curso de graduação da área de Sistemas de Informação, concluídos (i.e., defendidos e aprovados) no ano de 2019.

Processo de Avaliação

A avaliação será conduzida em três fases:

Fase 1

Para essa fase, os autores devem submeter o seu trabalho completo original (ou seja, a sua tese de doutorado, a sua dissertação de mestrado ou o seu trabalho de conclusão de curso de graduação) acompanhado de um artigo resumo de seu trabalho, cujo conteúdo não precisa ser original. Nesta Fase 1, os artigos resumos passarão por um processo de avaliação e seleção visando classificar os melhores trabalhos em cada categoria (ou seja, tese de doutorado, dissertação de mestrado e trabalho de conclusão de curso de graduação). Cada artigo resumo será avaliado por pelo menos três especialistas. O trabalho completo não é avaliado na Fase 1, mas sim apenas o artigo resumo.

Fase 2

Os trabalhos selecionados resultantes da Fase 1 passarão por uma segunda avaliação, com base no texto completo, o que será feito também por pelo menos três especialistas. Os resultados da avaliação dessa Fase 2 não serão divulgados aos participantes, mas sim armazenados para compor as notas finais em conjunto com os resultados da Fase 3.

Fase 3

Nessa fase, que ocorrerá durante o evento, o autor que defendeu a tese de doutorado, a dissertação de mestrado ou o trabalho de conclusão de curso de graduação (e somente ele) deverá fazer uma apresentação oral do seu trabalho, em um tempo estipulado pela organização do evento, para uma banca, que avaliará a qualidade da apresentação e poderá fazer perguntas ao autor. Para TCC em grupo, a apresentação poderá ser feita por apenas um dos integrantes. A não participação nessa terceira fase implica em eliminação do processo.

Ao final, a comissão organizadora do CTDSI e do CTCCSI coordenará internamente a consolidação das três fases e eventual discussão, envolvendo os integrantes do Comitê de Programa, para determinar os trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será feito na sessão de premiação do evento.

A comissão se reserva no direito de indicar para premiação apenas os trabalhos que ela considerar adequados para isso, estando inclusive prevista a possibilidade de não haver trabalhos indicados para premiação em uma ou mais categorias.

Certificados de Premiação

Os trabalhos premiados entre os finalistas receberão certificados de “Prêmio” no qual constará explicitamente a posição atingida e a categoria. Aos demais trabalhos finalistas, caberão certificados de “Menção Honrosa”, nos quais constará apenas a categoria.

Formato de Submissão

Cada trabalho submetido deverá conter os seguintes arquivos (todos em formato PDF):

  1. Texto completo (tese de doutorado, dissertação de mestrado ou TCC) mantido em seu formato original, em português ou inglês.

  2. Diploma ou declaração (carta) de conclusão do curso e de defesa do trabalho, constando obrigatoriamente:

    • Nome do candidato e nome do orientador.
    • Instituição e Curso.
    • Título do trabalho.
    • Data de defesa e resultado (aprovação).
    • Nome do coordenador ou secretário do curso, data e assinatura.

  3. Artigo resumo do trabalho, no formato SBC, em português ou inglês, com no mínimo 14 e no máximo 16 páginas para tese de doutorado ou dissertação de mestrado e no mínimo 8 e no máximo 10 páginas para TCC:

    • Template da SBC para publicação de artigos, disponível em: Modelo para publicação de artigos da SBC.
    • Explicitar, dentre os autores, quem é o orientador e o coorientador, se houver.
    • Incluir: visão geral do tema, definição dos objetivos e relevância da pesquisa; estado da arte/prática (trabalhos relacionados); métodos científicos empregados (opcional para TCC); descrição e discussão dos resultados obtidos; e a conclusão com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho.
    • Sugere-se que – se pertinente – seja apresentada, na visão geral do tema, uma análise sobre a relação do trabalho com os Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil 2016 a 2026, disponível em: Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil 2016 a 2026

  4. Declaração do tipo de artigo resumo do trabalho (carta com assinatura dos autores e orientadores) indicando uma das seguintes opções:

    • Conteúdo do artigo original (nem submetido e nem publicado).
    • Conteúdo do artigo submetido a outro evento ou periódico (inclusive do próprio SBSI 2020), mas ainda não aceito. Nesse caso, deve-se indicar qual veículo.
    • Conteúdo do artigo publicado (ou aceito) em outro evento ou periódico. Nesse caso, deve-se indicar qual veículo.

Observações

As submissões que não estiverem finalizadas de acordo com os dados solicitados pelo JEMS e os arquivos correspondentes devidamente postados segundo as regras estabelecidas nesta chamada serão imediatamente rejeitadas e, portanto, não participarão da Fase 1.

Para os trabalhos aprovados na Fase 1, se o conteúdo do artigo resumo for original, então ele será publicado nos anais do CTDSI 2020 / CTCCSI 2020 no Portal de Publicações e Conteúdo Digital da SBC (SOL – SBC Open Lib). Se o conteúdo do artigo resumo já tiver sido publicado ou estiver submetido para outro evento ou periódico, então o autor deverá preparar uma versão menor de apenas uma página, indicando a referência completa da publicação original, para ser publicada nos anais do CTDSI 2020 / CTCCSI 2020. Em ambos os casos, a publicação nos anais ocorrerá desde que o autor principal do trabalho defendido (tese, dissertação ou TCC) efetive sua inscrição no evento até a data máxima solicitada pela organização do evento.

Datas Importantes

  • Submissão de trabalhos(trabalho completo e artigo resumo) : 03/02/2020 17/02/2020 01/03/2020
  • Fase 1 - Avaliação dos artigos resumo: até 22/03/2020
  • Resultado dos trabalhos selecionados para as Fases 2 e 3: 23/03/2020
  • Envio das versões finais dos artigos resumo: 30/03/2020
  • Inscrição do autor do trabalho no SBSI 2020: 20/04/2020
  • Fase 2 - Avaliação dos trabalhos completos: 31/03/2020 à 17/05/2020
  • Fase 3 - Avaliação das apresentações orais dos trabalhos: durante o SBSI 2020
  • Realização do SBSI 2020: 18 a 21 de maio 2020
  • Sessão de premiação: durante o SBSI 2020, conforme programação do simpósio.

Esperamos vocês no SBSI 2020!

Organização

Coordenadores do CTCCSI/CTDSI do SBSI 2020:
Rita Suzana Pitangueira Maciel
E-Mail: ritasuzana (at) ufba (dot) br
Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Marcelo Fantinato
E-Mail: m.fantinato (at) usp (dot) br
Universidade de São Paulo (USP)

Coordenador de Publicações do SBSI 2020:

Davi Viana
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Organização do SBSI 2020:

Flávio E. A. Horita
Universidade Federal do ABC (UFABC)

Carlos A. Kamienski
Universidade Federal do ABC (UFABC)