Encontro de Inovação em Sistemas de Informação (EISI)

Chamada para o EISI do SBSI 2020

eisi  

Apresentação

O Encontro de Inovação em SI (EISI) é uma proposta do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), com objetivo de possibilitar o contato, discussão e alinhamento de visões entre os desafios e soluções inovadoras encontrados pela Comunidade Científica, pelo Governo, pela Indústria e pela Sociedade.

Nesta edição do evento, o EISI terá como foco a inovação sob diferentes perspectivas - inovação de modelo de negócio, inovação de processo, inovação tecnológica, inovação de produtos ou serviços e inovação organizacional. Por meio de palestras, oficinas, apresentações de cases, aplicações de inovação e pitches, o EISI pretende incentivar a interação e fomentar a discussão e trocas de experiências sobre esses diferentes temas.

Quem está convidado ?

Estimulamos a participação de empreendedores, empresários, startups, pesquisadores em geral, alunos e professores de cursos de Sistemas de Informação, representantes de instituições governamentais ou órgãos públicos e todos aqueles apaixonados por inovação e empreendedorismo a submeterem seus trabalhos, se inscreverem para participar do evento e contribuir com as discussões.

Quais são os tipos de submissão ?

O EISI deste ano abrirá espaço:

  • Cases de Inovação: negócios ou produtos inovadores com resultados;
  • Pitches: proposições de criação de novos negócios ou produtos;
  • Aplicações: Aplicações/ferramentas inovadoras.

Como será a seleção dos trabalhos ?

  • Cases de Inovação: o Comitê Técnico considerará a aderência ao tema central do evento - Inovação sob Diferentes Perspectivas - originalidade, ineditismo, replicabilidade, impacto, resultados e clareza do texto de apresentação. Os trabalhos selecionados serão apresentados e discutidos como parte do evento.
  • Pitches: Para as proposições inovadoras serão selecionados os modelos de negócio considerando a oportunidade, o mercado, o canvas, os diferenciais, a solução e a equipe. Os modelos de negócio selecionados serão apresentados através de pitchs de 5 minutos à banca de especialistas, que oferecerá feedbacks aos participantes, como parte do evento.
  • Aplicações: Serão selecionadas aplicações que explicitem aspectos de inovação na Comunidade Científica, Governo, Indústria ou Sociedade.

Em todos os casos, as propostas serão avaliadas principalmente do ponto de vista de seu potencial para inovação, o potencial interesse das empresas e do mercado; seu alinhamento com a área de Sistemas de Informação; a clareza de sua descrição; e a experiência da equipe proponente com a área de pesquisa.

Instruções para submissão de Case de Inovação e Pitches

  • Serão aceitas submissões em Português e Inglês.
  • As submissões devem seguir o modelo Case de Inovação disponível em Modelo de Case de Inovação ou modelo de Pitch disponível em Modelo de Submissão de Pitch.
  • Apenas serão aceitas propostas submetidas em PDF e respeitando o limite máximo de 04 páginas.
  • Serão desconsideradas as submissões em formato diferente do PDF, que excederem o número máximo de páginas ou que violem as instruções de formatação.
  • Sugere-se que, se pertinente, seja apresentada na visão geral do tema, uma análise sobre a relação do trabalho com os Grandes Desafios de pesquisa em SI definidos pela comunidade de pesquisa em Sistemas de Informação. Clique aqui para acessar o E-Book

Instruções para submissão de aplicações/ferramentas

  1. Um artigo curto (4 páginas) deve explicitar o aspecto inovador e o processo que auxiliou a alcançar a inovação da aplicação. Este processo pode incluir, por exemplo: (i) a ideia; (ii) pesquisa (para embasamento e motivação da inovação); (iii) engenharia de construção e produção; (iv) comercialização de um novo produto.
  2. O artigo deve ser original, apresentar aplicação inovadora ou com extensão significante de aplicação previamente apresentada. No último caso, deve-se apresentar, de forma clara, evidências do valor adicionado na versão anterior da aplicação, por exemplo, pela descrição das funcionalidades da aplicação e/ou sua adaptação para novas aplicações práticas. Em outras palavras, o aspecto inovador deve estar presente.
  3. O artigo deve conter as seguintes seções e não ultrapassar mais do que 4 páginas em formato PDF aderente ao formato de artigos da SBC, disponível em http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros):
    • Título, autor e afiliação.
    • Resumo: uma breve descrição da aplicação, apresentando também como os participantes do evento se beneficiarão de assistir a apresentação da aplicação e a qual audiência a aplicação pode trazer maior interesse.
    • Texto: apresentar a significância para inovação em Sistemas de Informação, incluindo, por exemplo:
      1. Contextualizar em relação à capacidade de inovação/intervenção;
      2. Principais funcionalidades;
      3. Cenário e problema tratado pela solução, seu impacto neste cenário ou potencial para ter impacto;
      4. Se aplicável, apresentar breve descrição dos estudos de caso realizados usando a aplicação, provendo escalabilidade de dados ou links indicando onde leitores podem encontrar informações sobre estudos de caso.
      5. Se gerou patentes/registro/propriedade intelectual;
      6. Potencial de exploração no mercado.
    • Maturidade: informação apresentando a maturidade, complexidade e robustez da aplicação (por exemplo, disponibilidade da aplicação, lista de funcionalidades, casos de uso apoiados, número e tipos de usuários etc.
    • Vídeo: incluir link para vídeo que demonstre a aplicação, preferencialmente contendo explicações em áudio, com no máximo 20 minutos.
    • Link: se aplicável, incluir link para página web de onde se possa fazer o download da aplicação.
    • Sugere-se que – se pertinente – seja apresentada, na visão geral do tema, uma análise sobre a relação do trabalho com os Grandes Desafios de pesquisa em SI definidos pela comunidade de pesquisa em Sistemas de Informação. Clique aqui para acessar o E-Book

Datas Importantes:

  • Submissão de trabalhos: 03 de Fevereiro de 2020 17 de fevereiro de 2020 01 de março de 2020
  • Avaliação dos trabalhos: 22 de Março de 2020
  • Resultado dos trabalhos selecionados: 27 de Março de 2020
  • Envio das versões finais dos artigos: 03 de Abril de 2020
  • Entrega da cessão de direitos autorais da SBC: 03 de Abril de 2020
  • Inscrição do autor do trabalho no SBSI 2020: até 20 de Abril de 2020
  • Realização do SBSI 2020: 18 a 21 de Maio 2020

Publicação em Anais

Os artigos de aplicações/ferramentas aceitos e apresentados presencialmente durante o EISI 2020 serão publicados como parte do volume Anais Estendidos do SBSI 2020. Cases e Pitches não serão publicados nos anais do evento.

Esperamos vocês no SBSI 2020!

Coordenadores do EISI 2020:
Leonardo Guerreiro Azevedo
E-Mail: lga (at) br (dot) ibm (dot) com
IBM Research

Vladimir Rocha
E-Mail: vladimir.rocha (at) ufabc (dot) edu (dot) br
Universidade Federal do ABC (UFABC)

Coordenador de Publicações do SBSI 2020:

Davi Viana
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Organização do SBSI 2020:

Flávio E. A. Horita
Universidade Federal do ABC (UFABC)

Carlos A. Kamienski
Universidade Federal do ABC (UFABC)