Fórum de Educação em SI (FESI)

Painel: O futuro dos cursos de graduação em SI.

Data: 03/11 | 15:00-15:50
Sala São Bernardo
Coordenador da Sessão: Renata Araujo

Convidados

Daniela Vieira Cunha. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2006) iniciado na University of Maryland (College Park - EUA). Professora universitária desde 2000 e atualmente professora com dedicação exclusiva na Universidade Presbiteriana Mackenzie (desde 2008). Tem experiência na Coordenação de Atividades complementares e Extensão (Mackenzie 2017 - 2018) bem como na Coordenação de Cursos de Graduação: FASP - curso de Tecnologia da Informática e curso Ciência da Computação (2005-2008), Faculdade Modulo - curso Sistemas de Informação e curso de Tecnologia em Banco de Dados (2006-2010), Mackenzie - curso Sistemas de Informação e curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2018-atual). 
Fabio Silva Lopes. Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2010). Foi coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Computação e Informática do Mackenzie no período de 2010 a 2018. Atualmente é Coordenador de Apoio Didático-Pedagógico EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atua como pesquisador e professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação.  Também colaborada no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Foi coordenador de TIC no CIETEC - Incubadora de Base Tecnológica da USP no período de 2018 a 2020. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Ciência de Dados e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados, Big Data, Business Intelligence, Geoprocessamento, Engenharia de Software e aplicações voltadas para Saúde e Meio Ambiente. 
Ana Paula Gonçalves Serra. Ana Paula Gonçalves Serra é doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu. Professora na área de Engenharia de Software da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, desde 2000. Professora concursada nas disciplinas de Engenharia de Software I, II e III por tempo indeterminado e na disciplina de Interação Humano Computador por tempo determinado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC-Ipiranga, desde 2012. Participa como apoiadora na elaboração e atualização das matrizes curriculares na área de Tecnologia da Informação do Grupo Ânima Educação desde 2016. Participa de projetos de extensão de Inovação, Ideathon, Hackathon e Empresa Modelo na Fatec Ipiranga. Coordenou por 4 anos os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Gestão de Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação na Universidade São Judas Tadeu. Coordenou por 3 anos o curso de pós-graduação Lato Sensu de Tecnologia Orientada a Objetos no SENAC-SP. Coordenou por 2 anos o curso de pós-graduação Lato Sensu Master Integration System na Universidade São Judas Tadeu. Participou como Membro da Comissão Assessora de Área do curso de Sistemas de Informação – INEP/ENADE 2014 e 2017. Possui experiência profissional de mais de 10 anos na área de desenvolvimento de software. Publicou trabalhos nacionais e internacionais na área de Engenharia de Software, Qualidade de Serviço, Convergência Tecnológica e Propostas Curriculares na Área de Tecnologia da Informação. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9640606649282934 
João Luiz Bernardes Junior. É Doutor em Ciências, na área de Sistemas Digitais, Mestre em Engenharia e Engenheiro, graus obtidos na Escola Politécnica da USP em 2010, 2004 e 1999, respectivamente. Desde 2011 é professor doutor em regime de dedicação integral à docência e pesquisa e atualmente é coordenador do Bacharelado em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, onde desenvolve pesquisa na área de experiência do usuário em interação 3D e suas aplicações em educação e entretenimento, e permanece membro do Laboratório de Tecnologias Interativas da USP. Trabalha com atividades de pesquisa e com desenvolvimento de software desde 1995, atualmente com foco em experiência de usuário, interação e computação Gráfica (incluindo análise, processamento, síntese de imagens e visualização científica). Anteriormente atuou também na área de simulação de sistemas dinâmicos, tendo como principal aplicação a exploração offshore de petróleo. Tem experiência de ensino em níveis de graduação e pós-graduação desde 2002, em instituições públicas e privadas, nas áreas de computação e engenharia. 
Renata Araújo (Facilitadora). Professora na Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Representante de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Computação e Informática na Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da EACH-USP. Pesquisadora convidada do LUDES-Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação da COPPE/UFRJ. Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: governo e democracia digital, gestão da inovação, gestão de processos de negócio e sistemas colaborativos. Coordena o Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM)(ciberdemack.com.br). Tem atuado continuamente na consolidação da comunidade de ensino e pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, em particular junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ocupou a Diretoria de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (2017-2019).