Fórum de Educação em SI (FESI)

16:00h às 16:50h - Painel: Desafios da Capacitação Profissional em SI.

Itana Maria de Souza Gimenes. Diretora de Educação da Sociedade Brasileira de Computação. Possui bacharelado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1981); mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1987); doutorado em Computer Science - The University Of York (1992) e pós-doutorado na Open University, Inglaterra (2011) e University of Waterloo, Canadá (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação profissional, Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos; reutilização, desenvolvimento baseado em componentes, arquitetura de software e linha de produto de software. Pro-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá Gestão 2014 - 2018. 
Pedro M. Martins. CEO na PMhub, um ecossistema de inovação que conecta os melhores talentos millennials do agileTXlab, com os master consultants da PM International Consulting, e os cientistas da EABS - Euro American Business School, para criar em laboratório novos modelos de negócio, de gestão e processos específicos de cada empresa para a nova economia, implementar modelos exclusivos de gestão da produtividade e rentabilidade exponencial, gerir o negócio por meio da gestão das pessoas, e desenvolver pós-graduações e educação executiva world class efetivamente transformadora. Pedro Martins possui 40 anos de experiência profissional e 25 anos como professor e pesquisador em 26 países na Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia, Diretor Sênior em grandes empresas multinacionais, PhD c/ DBA – Doctor of Business Administration e Mestre em Psicologia Organizacional e Social. 
Sergio P. Galindo. Advogado, Mestre (M.Sc.) em Ciência da Computação pela University of Texas at Austin, EUA, com apoio do Fulbright Int’l Fellowship Program, Presidente Executivo da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia de Informação). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, Faculdade do Largo de São Francisco e Engenheiro Eletrônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Diretor Presidente da BT (British Telecom) no Brasil de 2009 a 2014, liderando crescimento expressivo no período. Antes de assumir a liderança da unidade brasileira ocupou posições de direção na BT para América Latina. Foi eleito membro do Conselho de Administração da Brasscom para o biênio 2012-2014. Foi também Vice Presidente da Nortel no Brasil e Diretor Executivo de Negócios Corporativos da GVT. Atuando em tecnologia desde 1980, Sergio Paulo liderou relevantes desenvolvimentos de software no Brasil e nos EUA, a implantação de complexas redes de comunicação, bem como a venda e execução de contratos de centenas de milhões de dólares. No direito, sua atuação é voltada a M&A, Direito Tributário, Direito Comercial e Law and Economics (Análise Econômica do Direito). 
Renata Araújo (Facilitadora). Professora na Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Representante de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Computação e Informática na Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da EACH-USP. Pesquisadora convidada do LUDES-Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação da COPPE/UFRJ. Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: governo e democracia digital, gestão da inovação, gestão de processos de negócio e sistemas colaborativos. Coordena o Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM)(ciberdemack.com.br). Tem atuado continuamente na consolidação da comunidade de ensino e pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, em particular junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ocupou a Diretoria de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (2017-2019).