Fórum de Educação em SI (FESI)

17:00h às 17:50h - Mostra de Experiências e Práticas de Ensino-Aprendizagem em Sistemas de Informação e Análise de Dados sobre cursos de SI.

Alexandre Grotta. Pesquisador e Professor EBTT, efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Hortolândia. Doutorando (2019-) e Mestre (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) da Universidade de São Paulo (USP). MBA (2002) em Administração pela Fundace/USP. Bacharel em Ciência da Computação (1999) pela Univ. Federal de Uberlândia. Fluente em inglês e espanhol, italiano intermediário. Linha principal de pesquisa: ensino técnico-tecnológico e aprendizagem ativa. Possui histórico profissional de 17 anos como gestor de tecnologia de informação e desenvolvimento de software por meio de projetos corporativos internacionais, principalmente nos setores de tecnologia, varejo, industrial, bancário, marketing e setor público. Diversas certificações internacionais: gestão de projetos, desenvolvimento e arquitetura de software e de tecnologia. 
Edmir Parada Vasques Prado. Possui graduação em Engenharia Mecânica (EPUSP) pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor doutor MS-3 da Universidade de São Paulo. Tem mais de vinte anos de experiência na área de Administração e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos e processos; e alinhamento estratégico e sourcing da tecnologia de informação. 
Patricia Santos. Possui graduação em Automação de Escritórios e Secretariado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2006), graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (2018), graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2014) e mestrado em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: colaboração científica, co-autoria, análise de redes sociais e interdisciplinaridade. 
Denise Hideko Goya. Doutora em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2011), mestre e graduada pela mesma instituição (Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP). Tem atuação em Criptografia e segurança da informação, Ciência de dados e mídias sociais, Tecnologias educacionais, Gênero e ciência & tecnologia. Tópicos de interesse: criptografia pós-quântica, segurança demonstrável, criptografia baseada em curvas elípticas, análise de fenômenos sociais a partir de mídias de comunicação e informação, meta-aprendizagem, metodologias em jogos sérios, ensino a distância, aspectos socioculturais relacionados a gênero, ciências e tecnologias. 
Renata Araújo (Facilitadora). Professora na Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Representante de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Computação e Informática na Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da EACH-USP. Pesquisadora convidada do LUDES-Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação da COPPE/UFRJ. Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: governo e democracia digital, gestão da inovação, gestão de processos de negócio e sistemas colaborativos. Coordena o Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM)(ciberdemack.com.br). Tem atuado continuamente na consolidação da comunidade de ensino e pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, em particular junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ocupou a Diretoria de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (2017-2019).